Notícias
Roda de conversa aborda a fibromialgia e promove acolhimento em Veranópolis
Categoria: SaúdeSecretarias: Saúde
Data de Publicação: 6 de outubro de 2025
A fibromialgia foi tema de uma roda de conversa realizada na noite de quarta-feira (01), no Centro de Convivência Ivo Zanella, reunindo pacientes, familiares e profissionais de saúde. O encontro proporcionou um espaço de escuta e acolhimento, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências sobre a convivência com a doença, caracterizada por dor crônica generalizada, fadiga e distúrbios do sono, afetando principalmente mulheres.
Considerada uma condição “invisível”, a fibromialgia ainda enfrenta falta de compreensão e é, muitas vezes, associada de forma equivocada à preguiça. “Mas as dores são bem reais”, afirma Suellen dos Santos Lavandoski. A ausência de informação e reconhecimento contribui para situações de discriminação, complementa Jaqueline Negrete Moreira.
Veranópolis reconhece, por Lei, o direito preferencial das pessoas com fibromialgia e realiza a emissão gratuita da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPFIBRO), garantindo mais respeito e visibilidade à causa.
Descrição da imagem: fotografia horizontal no interior do auditório Ivo Zanella, vinte e uma pessoas sentadas em círculo; ao fundo, o palestrante aparece em frente à tela com o slide “O que é dor?”. Fim da descrição.