Serviços
Reserva Particular do Patrimônio Natural
Secretaria: Governo e Inovação
Departamento: Diretoria do Meio Ambiente
Unidade de Conservação Federal e destino de experiências
A RPPN Serra Parque Jaboticaba está inserida na bacia hidrográfica do Rio das Antas, um dos principais sistemas fluviais da Serra Gaúcha.
O Rio Jaboticaba, que nasce no município de Vila Flores (RS) e atravessa a área protegida, é afluente direto do Rio das Antas e exerce papel essencial na manutenção da biodiversidade e na integridade ecológica da paisagem.
Reconhecida pela portaria PORTARIA ICMBIO Nº 2.763, DE 17 DE JULHO DE 2025, seu objetivo além de proteger as nascentes, matas ciliares e encostas associadas ao Rio Jaboticaba, a RPPN idealiza a formação de um corredor ecológico de aproximadamente 5 km, ligando a unidade à Foz do Rio da Prata, ponto em que o curso d’água passa a ser denominado Rio das Antas.
Localizada entre Veranópolis e Nova Roma do Sul, essa região se destaca pela alta integridade ambiental, com extensos trechos de vegetação nativa e expressiva riqueza de fauna e flora.
O corredor ecológico Jaboticaba–Foz do Rio da Prata tem como objetivo restabelecer a conectividade entre fragmentos florestais e Áreas de Preservação Permanente (APPs), favorecendo o deslocamento da fauna, o fluxo gênico entre populações e a dispersão natural de espécies vegetais.
Esses processos são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas da Mata Atlântica, especialmente em paisagens fragmentadas, onde a continuidade dos habitats é determinante para a sobrevivência das espécies.
A RPPN Serra Parque Jaboticaba abriga espécies ameaçadas de extinção e sensíveis à fragmentação florestal, reforçando sua importância ecológica para a conservação da fauna da Serra Gaúcha. Entre os registros e ocorrências regionais, destacam-se:
Veado-mão-curta (Mazama nana), tamanduá-de-colete (Tamandua tetradactyla), Gato-maracajá (Leopardus wiedii) e gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus). Animais de hábitos florestais que dependem de vegetação contínua e conectividade entre fragmentos.
Além disso, a Unidade de Conservação abriga o Projeto Gralha-Azul, que atua como Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre para a região. Assim, o Serra Parque Jaboticaba reafirma o compromisso de seus gestores com a preservação da fauna e da flora nativas, o monitoramento ambiental contínuo, o apoio à pesquisa científica e a educação ambiental. link com fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1pKWHyQVj2UZvtqlsg1IgqdgIWHDir5gL?usp=sharing
