Serviços
Farmácia Pública
Secretaria: Saúde
COMO TER ACESSO AOS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA BÁSICA EM VERANÓPOLIS
A Farmácia Básica do Município de Veranópolis disponibiliza gratuitamente medicamentos essenciais à população, conforme a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME).
Quem pode retirar os medicamentos?
Qualquer pessoa residente de Veranópolis, cadastrada no sistema informatizado da farmácia e com prescrição médica atualizada, emitida por profissional habilitado da rede pública ou privada, dentro do prazo de validade.
Como se faz o cadastro na Farmácia?
A pessoa deve se dirigir à Farmácia Pública Municipal portando os seguintes documentos:
- Documento de identificação;
- Cartão do SUS;
- Comprovante de residência.
Como retirar os medicamentos?
Para realizar a retirada, é necessário apresentar:
- Receita médica ou odontológica legível e dentro do prazo de validade;
- Alguns medicamentos são fornecidos conforme protocolos clínicos definidos pela COFAT (Comissão de Farmacoterapia do município).
Onde retirar os medicamentos?
📍 Farmácia Pública Municipal – Endereço: Rua General Flores da Cunha, 482
🕒 Atendimento: De segunda à sexta-feira – Das 06:00 às 18:00, sem fechar ao meio-dia
Quais medicamentos estão disponíveis?
A lista de medicamentos disponíveis segue a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), que está baseada em protocolos clínicos e nas diretrizes do SUS.
Para acessar essa ferramenta deve-se entrar no site da Famurs, clicando na aba “Oportuniza Saúde - Oportuniza Assistência Farmacêutica / Remune “ ou diretamente no endereço:
https://famurs.com.br/remume - selecione o município de Veranópolis e confira as informações cadastradas e os medicamentos que compõem a Farmácia Básica do Município.
Neste site é possível saber quais medicamentos da Farmácia Básica do município estão disponíveis, em falta ou em processo de aquisição.
Dúvidas ou informações adicionais:
Entre em contato pelos seguintes meios:
(54) 3441 7719 - Whatsapp – (54) 99104 4237 – somente mensagens
Email – [email protected]
COMO TER ACESSO AOS MEDICAMENTOS ESPECIAIS/ESPECIALIZADOS EM VERANÓPOLIS
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem realizar a primeira solicitação online ou presencialmente dos medicamentos especiais na Farmácia Pública Municipal, bem como a renovação de medicamentos para continuidade do(s) tratamento(s) e certidão negativa. A documentação exigida é diferente para cada medicamento, podendo ser consultada no site farmaciadigital.rs.gov.br .
Documentação necessária: Documentos obrigatórios referentes ao(s) medicamento(s) solicitados com cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência com CEP atual (últimos 3 meses), Cartão SUS e telefone de contato. Se paciente menor de idade, obrigatório RG/CPF de um responsável. Para autorizar a retirada da medicação a terceiros (cadastrar um responsável): cópia de RG/CPF e telefone de contato.
Onde retirar os medicamentos?
📍 Farmácia Pública Municipal – Endereço: Rua General Flores da Cunha, 482
🕒 Atendimento: De segunda à sexta-feira – Das 06:00 às 18:00, sem fechar ao meio-dia
Passo a passo do processo: incluindo abertura de protocolo, prazos e etapas - O prazo de análise é de 30 dias a contar da data em que a medicação é cadastrada no sistema, que pode resultar na aprovação (Deferimento) do processo, na devolução (Incompleto) para resolver alguma pendência de informação e/ou exame necessário para avaliação do paciente, ou Indeferido, quando o paciente não apresenta os critérios exigidos.
Retirada do Medicamento: a retirada do medicamento deve ser feita na Farmácia Pública (Rua General Flores da Cunha nº 482/ Centro), das 6h às 17:50h por demanda espontânea.
Pacientes já em tratamento, podem apresentar o recibo entregue na última dispensação (contém o nome do paciente, da medicação e a data da retirada) ou o documento de identificação, quando for primeira retirada.
Os medicamentos somente serão entregues ao paciente ou a um representante devidamente autorizado e cadastrado que deve apresentar sua documentação própria e a do paciente.
Para medicamentos sujeitos a controle especial, apresente receita médica válida.
É possível indicar até 3 representantes para retirada de medicamentos. O representante ainda não cadastrado deverá trazer seus documentos de identificação (RG/CPF e um telefone de contato).
ATENÇÃO
É de responsabilidade do próprio paciente ou responsável, procurar a farmácia para ver sobre a liberação da sua medicação.
A farmácia somente entra em contato quando o processo é analisado como Incompleto e necessita inclusão de novos documentos.
Dúvidas ou informações adicionais:
Entre em contato pelos seguintes meios:
(54) 3441 7719 - Whatsapp – (54) 99104 4237 – somente mensagens
Email – [email protected]