Notícias
Prof. Virgínia Bernardi… uma nova escola municipal
Secretarias: Gabinete do PrefeitoEducação, Cultura e Esportes
Data de Publicação: 21 de agosto de 2023
Fotos: Leticia Ana Fracasso
No sábado, dia 19 de agosto, aconteceu o ato de oficialização da municipalização e inauguração das reformas da Escola de Educação Infantil Professora Virgínia Bernardi – Etapa Pré-escolar.
Evento que contou com a participação de autoridades, comunidade escolar, envolvendo direção, professores, alunos e seus familiares, além de ex-alunos, ex-professores e ex-diretoras. Oportunidade onde a Diretora, Maristela Conte Putti, em seu pronunciamento fez uma alusão às chaves que além de portas, abrem conhecimentos, relacionamentos, acontecimentos e frisou a história que o prédio da escola guarda e será preservada.
Em sua fala a Secretária de Educação, Esportes, Lazer e Juventude, Izabel C. Durli Menin, que estudou nessa escola, destacou que o símbolo da escola, o cata-vento, busca representar as crianças que estão sempre em movimento.
O Prefeito, Waldemar De Carli, frisou que no município não existe fila de espera para as crianças frequentarem a escola, seja no nível de Educação Infantil ou Ensino Fundamental, o que mostra o compromisso da Administração Municipal com a oferta de uma educação de qualidade.
Após as falas, as crianças realizaram lindas apresentações, emocionando a todos os presentes. Todos puderam circular pela escola, muitos participaram do almoço de confraternização e da tarde brincante, onde brinquedos infláveis estiveram à disposição para as crianças se divertirem.
“Gosto do cata-vento que quando venta, mostra que o invisível me movimenta.” Clarice Freire
Conheça um pouco da história desta Escola:
As atividades da Escola Professora Virgínia Bernardi iniciaram em 20 de maio de 1957. Naquele ano, existia apenas uma escola estadual no centro da cidade, o Grupo Felipe dos Santos, por isso foi inaugurada a escola que foi denominada como Virgínia Bernardi em homenagem à primeira professora pública primária do município de Alfredo Chaves, que iniciou a alfabetização dos filhos dos imigrantes no ano de 1889, em Lajeadinho. Virgínia Bernardi era irmã do Poeta Mansueto Bernardi.
A primeira diretora da escola foi a Professora Zenaide Maria Boff.
Devido à demanda escolar, o Governo Estadual adquiriu um terreno e iniciou a construção da escola, sendo esta inaugurada no dia 24 de julho de 1961, com o Curso Primário completo que compreendia da 1ª a 5ª série.
Em 1973, foi autorizada a receber a 6ª série. Em 1992, a 7ª e a 8ª série.
Em dezembro de 2000, foi autorizada a Educação de Jovens e Adultos.
No decorrer desses anos, a Direção da escola ficou a cargo das professoras: Zenaide Maria Boff, Clara Tedesco Zimello, Orádia Guglielnin Boff, Gládis Richter Tergolina, Maristela Crestani, Lúcia Parise, Sueli Cenci Freitas, Nilsa Guzzo Zechin, Danny Pádova, Neri Caser Caponi, Tatiana Reali, Rosane Maria Fiorentin Salvetti e Izaura Vitória Alberton.
Atualmente a Diretora é Maristela Conte Puti, juntamente com a Coordenadora Pedagógica Aline Paraíba Malvestido Zanella.
Em 2021, o Estado fez uma cessão de uso de salas de aula, para o Município. Devido à demanda crescente de crianças, na etapa Pré-Escolar, na Rede Municipal de Ensino, houve a necessidade de ampliar a utilização dos espaços da escola.
Em maio de 2022, iniciou o processo de municipalização deste prédio escolar junto ao Governo do estado do Rio Grande do Sul.
No dia 1º de janeiro de 2023, por meio da Portaria número 244 de 2022, a mantença do Educandário foi transferida para o Município de Veranópolis, passando então a Escola Professora Virgínia Bernardi, integrar o grupo das escolas municipais.
A escola conta com trabalho pedagógico de professores, assistentes educacionais, coordenadora pedagógica, psicóloga, profissionais de copa e limpeza, além de uma parceria de assessoria pedagógica com a Universidade Caxias do Sul.
Atualmente, estão matriculadas 123 crianças, divididas em 6 turmas de Jardim A e B.