Projeto Resíduos Sólidos tem convênio assinado
Secretarias: Gabinete do PrefeitoAgricultura e Meio Ambiente
Data de Publicação: 28 de março de 2023
Na quinta-feira, dia 23 de março, o Prefeito de Veranópolis Waldemar De Carli participou na cidade de Garibaldi da reunião do CISGA - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha.
Oportunidade onde foi realizada a apresentação dos Resultados Finais da FASE I do projeto Resíduos Sólidos – Rotas Tecnológicas para transformar resíduos urbanos em produtos de valor agregado. Reunião que contou com a presença da Secretária do Meio Ambiente do RS, do Presidente da FEPAM e do Coordenador do Ministério Públicos do Meio Ambiente.
A apresentação foi conduzida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e mostrou o estudo sobre alternativas tecnológicas que buscam a destinação sustentável de resíduos sólidos urbanos (RSUs), transformando-os em energia e produtos. A iniciativa do projeto é do CISGA, do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
O projeto possui 3 fases:
Na fase I, que foi apresentada nesta quinta-feira, houve a caracterização dos RSUs gerados pelos municípios integrantes do projeto, ensaios em escala de laboratório das técnicas propostas no projeto e ensaios em escala piloto de ambas as técnicas. A fase I compreendeu um ano de projeto e foi executada nos laboratórios da UCS (Lebio, Latam e Fazenda Escola);
Na fase II está prevista a instalação e operação de uma unidade teste, com o objetivo de atender a legislação ambiental da Fepam-RS e validar os resultados obtidos na fase I do projeto. (A Licença Prévia para instalação da unidade teste no Aterro Sanitário Rincão das Flores, interior de Caxias do Sul está em análise na Fepam);
Na fase III está prevista a instalação de uma unidade regional (em escala industrial) de geração de energia e produtos de valor agregado a partir dos RSUs.
Neste encontro que contou com a presença dos Prefeitos da Região foi realizada a assinatura do convênio para continuidade deste projeto que terá financiamento da Caixa Econômica Federal.
O Prefeito Waldemar De Carli, vê uma grande oportunidade com esse projeto e uma boa solução para os resíduos urbanos, com aproveitamento comercial, por meio do “biochar, hidrogênio” que é produzido a partir da pirólise (combustão / queima dos resíduos).
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis, Fernando Fracaro, também participou deste encontro que tratou sobre o projeto de resíduos sólidos.


