Projeto Pulando Janelas
Secretaria responsável: Turismo e Cultura
O Projeto Pulando Janelas é um projeto interdisciplinar com a intenção de ir além da sala de aula, provocando inovação e apropriação da realidade de maneira criativa e dando uma nova dinâmica às aulas, com o intuito de buscar a qualificação, capacitação e sensibilização para a preservação e a valorização do patrimônio cultural, natural, artístico e afetivo das comunidades envolvidas, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade turística em nosso município.
Veranópolis é uma das cidades pioneiras deste Projeto, junto ao Roteiro Turístico Termas e Longevidade, iniciado em 2006. O Pulando Janelas é contínuo e a ideia é ser um programa dinâmico, oportunizando o professor a fazer uma ligação da matéria dada com o tema proposto.
EDIÇÃO 2019 - "SE ESTA ESCADARIA FOSSE MINHA..."
O espaço público pode ser considerado a alma das cidades. É a partir dele que todas as interações e trocas se materializam para alimentar o espaço urbano, pois nele estão a memória, as circulações, as conexões e tudo que cria esses ambientes em que vivemos.
A arte urbana é, cada vez mais, importante. Uma parede, um passeio ou umas simples escadas podem converter-se numa tela cheia de possibilidades. Além disso, estas superfícies públicas decoradas costumam acabar por se transformar em locais turísticos.
A proposta desta edição é trabalharmos com as seguintes temáticas: cidadania e pertencimento, valorização dos espaços públicos, criatividade e arte urbana. Nesta proposta, o objeto de trabalho será a Escadaria da Palugana, que está localizada em área mista (residencial e comercial), próxima à Avenida Osvaldo Aranha, que passa por intervenção estrutural, ao Arco Sul, ponto turístico do Município, e ao Complexo Poliesportivo e Estádio Municipal Alsemiro L. Guzzo, que também passa por processo de revitalização. Dentro desta atividade, a citada escadaria será revitalizada através de reorganização estrutural, como readequação dos degraus, iluminação, corrimãos, espaços para descanso e paisagismo, através da Administração Pública e a intervenção artística, como pintura ou mosaicos com azulejos, com os alunos, professores e comunidade veranense.
PÚBLICO:
- Alunos dos 7º, 8º e 9º anos da rede escolar de Veranópolis (em torno de 580 alunos)
- Professores de português e artes (em torno de 20 participantes)
- Comunidade veranense
DINÂMICAS:
- Capacitações para professores: Oficina Cidadania e Valorização dos espaços públicos / Oficina de criatividade / Oficina de mosaicos
- Capacitações para alunos: Oficina Cidadania e Valorização dos espaços públicos / Palestra Urbanismo
- Trabalhos em sala de aula: pintura, mosaico, maquete, história, contos, poesias, além de visitas ao local
- Café com Memória: roda de conversa com moradores e ex-moradores do entorno da escadaria
- Campanha de doação de azulejos pela comunidade para ser usado na intervenção artística
- Criação da Comissão Interdisciplinar Técnico-Artística com presença de artistas plásticos, arquitetos e urbanistas, designers, turismólogo, professores e representantes dos conselhos municipais de turismo e da cultura
EDIÇÃO 2016 - PATRIMÔNIO URBANO DE VERANÓPOLIS: UMA HISTÓRIA A SER CONTADA E REGISTRADA, ALÉM DA MEMÓRIA
A história, o desenvolvimento cultural, social, econômico e religioso de um povo pode ser contada de diversas maneiras, inclusive através do patrimônio edificado dentro do território do Município. O conhecimento sobre este patrimônio e o reconhecimento de sua importância para a localidade, Município e Região é que fará com que a comunidade tenha outros olhares sobre sua própria história, valorizando e preservando sua cultura. E o turismo cultural, juntamente com o patrimônio imaterial, necessita da preservação destes espaços e de suas histórias. Sendo assim, o projeto desenvolvido para o ano de 2016 apresentou ações concretas de roteirização da área urbana que trata de temas referentes à preservação da cultura local, além do levantamento histórico dos bairros e capelas que compõem Veranópolis.
Neste material, incluímos as histórias de casas e prédios históricos localizados na área urbana descritas pelos alunos dos 9º anos das escolas da rede de educação de Veranópolis, assim como as histórias das praças de Veranópolis, pesquisadas pelos alunos dos 8º anos das escolas do Município, orientados pelos professores que participaram do Projeto Pulando Janelas neste ano. O Projeto foi coordenado pelas Secretarias Municipais de Turismo e de Educação e Cultura e Atuaserra. Este material não está acabado e mais histórias deverão ser buscadas e inseridas neste material, em decorrência da continuidade desta temática através do Projeto Pulando Janelas.