Free cookie consent management tool by TermsFeed Policy Generator

Secretarias

Turismo e Cultura




Endereço
Rodovia BR 470, km 177, nº 2201 - Casa Saretta - CEP 95330-000

Telefone
(54) 34412232
(54) 34415953

Atendimento
Segunda à Sexta-feira: 8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:00

Competências

O Município estimulará a cultura no âmbito de seu território, garantindo o pleno e efetivo exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes de cultura, apoiando e incentivando a produção, valorização e difusão das manifestações culturais.
Art. 163 É livre a expressão cultural, artística e musical, produção, difusão e circulação de bens culturais e a expressão cultural em todas as formas.
Art. 164 O Município deve preservar o patrimônio cultural, os bens materiais portadores de referência e identidade, ação e memória dos diferentes grupos étnicos e sociais formadores da história.
Art. 165 O Município preservará a produção cultural, em todas as suas formas, através de depósito legal desta, nas instituições culturais, resguardados os direitos culturais e de imagem.
Art. 166 O Município dedicará atenção à aquisição de bens culturais para garantir a sua preservação.
Art. 167 O Município, com a colaboração da comunidade, protegerá o patrimônio cultural por meio de inventários, registros, tombamentos, desapropriações ou outras formas de acautelamento e preservação.
Art. 168 Os danos e as ameaças ao patrimônio cultural, artístico, histórico e paisagístico serão punidos na forma da lei.



Secretária Municipal - Diana Alessio Tomiello
Diana Alessio Tomiello Cargo: Secretária Municipal



Programas e Campanhas

Plano Municipal de Cultura

O Plano Municipal de Cultura de Veranópolis busca definir as políticas públicas de longo prazo que garantam a proteção e promoção do patrimônio, dos direitos culturais e da cultura em todo o município, o acesso à produção e à apropriação da cultura, à valorização da cultura como instrumento de desenvolvimento socioeconômico, o estabelecimento de um sistema público e participativo de gestão e o acompanhamento e avaliação das políticas culturais.

Plano Municipal de Turismo

É um instrumento público e tem como objetivos: determinar e selecionar as prioridades para a evolução harmoniosa da atividade turística, dimensionar a forma ideal da atividade e definir as estratégias e ações para alcançá-las, de maneira ordenada, sistematizada, integrada, com eficácia e eficiência.

Projeto Amigo do Idoso - Hospitalidade não tem idade

O município de Veranópolis faz parte da rede Global de Cidades Amigas do Idoso e para melhor acolher os idosos e turistas, as Secretaria de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a ACIV – Associação Comercial Cultural e Industrial de Veranópolis, desenvolveu o Projeto de Qualidade no Atendimento ao Idoso e ao Turista, capacitando comerciantes, prestadores de serviços, empreendedores do turismo e seus estabelecimentos para o bem acolher a todos.

Projetos Culturais Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Turismo e Cultura divulga os Projetos Culturais Digitais resultantes do EDITAL Nº 056/2020 - GABINETE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS DIGITAIS, referente ao Inciso III da Lei 14.017, Lei Aldir Blanc.

Projeto Momento Cultural 2022

Projeto Momento Cultural tem como objetivo promover os agentes culturais da Terra da Longevidade e produzir conteúdo cultural nesse momento de pandemia. Com roteiros variados, o Momento Cultural apresentará shows, oficinas, aulas e entrevistas, sempre enfatizando a produção cultural.

Projeto Pulando Janelas

O Projeto Pulando Janelas é um projeto interdisciplinar com a intenção de ir além da sala de aula, provocando inovação e apropriação da realidade de maneira criativa e dando uma nova dinâmica às aulas, com o intuito de buscar a qualificação, capacitação e sensibilização para a preservação e a valorização do patrimônio cultural, natural, artístico e afetivo das comunidades envolvidas, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável da atividade turística em nosso município.

Projeto Receitas com Memória

Dentre todos os sentidos, o paladar e o olfato apresentam-se como os mais ligados às emoções e à memória, sendo capazes de despertar as lembranças emocionais mais fortes. Com esse pensamento, a Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis lança o projeto Receitas com Memória.

Viva + turismo na Terra da Longevidade

O projeto VIVA + TURISMO na Terra da Longevidade traz como simbologia a sálvia. Do latim salvere (salvar), a sálvia guarda sua reputação de erva da longevidade desde os tempos antigos.






© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Veranópolis/RS